sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cena Aberta: Maria Adelaide Amaral

Continuando a sequência final da minissérie JK, enviada pela autora Maria Adelaide Amaral. (Não conseguimos manter a formatação original nesta publicação.)



CENA 52. HALL DO PRÉDIO DA MANCHETE. EXTERIOR. DIA.
OS DOIS CAIXÕES, LADO A LADO. A FAMÍLIA DO MOTORISTA RECEBENDO MUITOS PÊSAMES. SARAH, AGORA MENOS SEDADA, JUNTO COM MARIA ESTELA, RODRIGO E MÁRCIA. BÊ TAMBÉM POR ALI. O DR. ALUÍSIO SALLES SEMPRE DE PRONTIDÃO. ADOLPHO BLOCH RECEBENDO AS PESSOAS, AUXILIADO POR GERALDO CARNEIRO, RENATO ARCHER, MURILO MELO FILHO E CARLOS HEITOR CONY. EM CORTES DESCONTÍNUOS VEMOS CELITA, M. ALICE E CAMILINHA, HELÔ E MARCELO CUMPRIMENTANDO SARAH E FAMIILIARES. YEDDA SURGE DE LUTO, VAI ATÉ O CAIXÃO, CHORA EM SILÊNCIO, DIGNA. CUMPRIMENTA SARAH. ELAS SE ABRAÇAM COMOVIDAS. SALOMÉ E RAUL FICAM DIANTE DO CAIXÃO DE JK. SALOMÉ REZANDO EM SILÊNCIO. JULIO SOARES ABRAÇA SARAH E OS DOIS CHORAM. CARMEN DULCE EM UM CANTO, CHORANDO EM SILÊNCIO. ANA AO LADO DELA, ABATIDA. LUIS FILIPE VÊ HELÔ E VAI PARA ELA. OS DOIS SE ABRAÇAM TERNAMENTE. MUITA GENTE CHEGANDO. ENTRE AS PESSOAS, FÉDULO. CORTA RENTE:
CENA 53. . RUA DO PRÉDIO DA MANCHETE. EXTERIOR. DIA.
COM FILMES DE ÉPOCA, FOTOS E IMAGENS DE NOSSOS PERSONAGENS, OS DOIS CAIXÕES SAINDO DO PRÉDIO DA MANCHETE, SEGUIDOS POR TODOS QUE ESTAVAM NO VELÓRIO. MUITA COMOÇÃO. OS SOLDADOS, TODOS DE CAPACETE, VIGIANDO OSTENSIVAMENTE. FÉDULO BERRA:
FÉDULO — (BERRA) Tirem o capacete! Honrem o presidente!!!
POVO — (BERRANDO) Tira! Tira! Tira!
OS SOLDADOS COMEÇAM A TIRAR OS CAPACETES, EM SINAL DE RESPEITO. O POVO SEGUE, CANTANDO, ENTRE LÁGRIMAS E PALMAS, O “PEIXE-VIVO”. CAM DERIVA E MOSTRA MARISA, EM UM PONTO, OLHANDO PARA TUDO, CHORANDO COPIOSAMENTE. ANA VAI PARA ELA.
ANA ROSENBERG — Por que não vem para Brasília comigo?
MARISA — Não posso, ele não gostaria que eu afrontasse d. Sarah!
ANA CONSOLA MARISA E CORTA.
CENA 54. APTO. DE SAMPAIO. SALA. INTERIOR. DIA.
SAMPAIO E MAGUI OLHANDO PARA FORA. COMO SE NADA FORA.
JORGE SAMPAIO — Que tempo bonito! Nem parece agosto!...
MAGUÍ — Eu prefiro agosto na Europa, papai... Eu passei um agosto inesquecível em Saint Tropez...
CORTA.
CENA 55. PRAIA. EXTERIOR. DIA.
ABRE EM CÁSSIO TOMANDO SOL, SÓ DE MAIÔ. SURGE NEUSINHA.
NEUSINHA — Acabou a folga! Pode ir pra casa, botar a beca e ir trabalhar... O governo não tá nem tomando conhecimento da morte do Juscelino! Funcionário público vai ser obrigado a trabalhar!
CÁSSIO — (REAGE) Isso é pro pessoal não poder ir ao enterro lá em Brasília! Sacanagem com o Juscelino! O cara foi presidente bossa nova! E a gente podia passar o dia na praia, pô!
CORTA.
CENA 56. RUAS DO RIO DE JANEIRO. EXTERIOR. DIA.
COM FILMES E FOTOS DA ÉPOCA, CLIPE DO SÉQUITO PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO, ATÉ O AEROPORTO. CORTA. (O CORPO DE GERALDO RIBEIRO SEGUIU PARA BELO HORIZONTE)
CENA 57. NÚCLEO BANDEIRANTE. PENSÃO ALVORADA. EXT. DIA.
ABRE NA FACHADA DA PENSÃO ALVORADA, COM MUITOS MELHORAMENTOS E AGORA “HOTEL ALVORADA”. CEARÁ, SEU ZÉ, GUIOMAR (CHORANDO). INCONFORMADOS COM A MORTE DE JK. CEARÁ OUVINDO UM RADINHO DE PILHA.
GUIOMAR — Eu não me conformo que o Juscelino morreu!!!
CEARÁ — Com tanta gente ruim pra morrê, como é que vai acontecê um negócio desses com um home bom como o Juscelino, seu Zé?
SEU ZÉ — Bom não, Ceará, ele era que nem santo!
CEARÁ AUMENTA O RÁDIO.
ANTENOR — (EM OFF NO RÁDIO) Brasília está profundamente abalada com a morte de Juscelino Kubitschek. Seu corpo será enterrado no Campo da Esperança mas, o homem JK continuará vivo na memória dos fundadores desta cidade!
ENTRA A MÚSICA PEIXE VIVO. QUE VAZA PARA:
CENA 58. RESTAURANTE PRESIDENTE BOSSA NOVA. INT. DIA.
ALZIRA E JUDITE CHORANDO EMOCIONADAS.
ALZIRA — Vamos pro enterro, Judite! Pode fechar o restaurante!
JUDITE — Já escrevi numa tabuleta que Por razões de luto fechamos.
ALZIRA DESLIGA O RÁDIO, MAS AINDA OUVIMOS A MÚSICA ECOANDO, TOCADA NOS OUTROS RÁDIOS DO NÚCLEO BANDEIRANTE. CORTA.
CENA 59. NÚCLEO BANDEIRANTE. PENSÃO ALVORADA. EXT. DIA.
A MÚSICA DA CENA ANTERIOR VAZA PARA ESTA, ECOANDO, REPETIDA PELOS RÁDIOS LIGADOS, NO FUNDO. SEU ZÉ PARADO, SENTADO NA ESCADA, COM O CHAPÉU NA MÃO, AINDA ARRASADO. CEARÁ PASSA POR ELE, FAZ MENÇÃO DE DIZER ALGO, MAS SEU ZÉ NÃO DEIXA.
SEU ZÉ — O Juscelino falava pra mim: “e aí, seu Zé, vai ou não vai?” Pra mim, Ceará... um presidente me dirigia a palavra!...
OS CANDANGOS (FIG.) VÃO SE REUNINDO PARA IR PARA O ENTERRO. AS PESSOAS VÃO SE CUMPRIMENTANDO, SE ABRAÇANDO, CHORANDO. OS CARROS PÁRAM, E DELES DESCEM MAIS PESSOAS. CAM. DETALHA UM MOTORISTA (FIG.) AMARRANDO UM PANO PRETO NA ANTENA DO CARRO.
CEARÁ — Vamo pro aeroporto receber Juscelino, pessoal!!!
CORTA RENTÍSSIMO.
CENA 60. AEROPORTO DE BRASÍLIA. SAGUÃO. INTERIOR. DIA.
POPULARES (FIG.) COMEÇANDO A ENCHER O SAGUÃO DE EMBARQUE. OS GUICHÊS DAS COMPANHIAS AÉREAS FECHADOS. AO FUNDO, AINDA OUVIMOS “PEIXE-VIVO”. CORTA.
CENA 61. AEROPORTO DE BRASÍLIA. PISTA. EXTERIOR. DIA.
FUNCIONÁRIOS DAS COMPANHIAS AÉREAS (FIG.) E PESSOAL DE TERRA (FIG.) SE AGLOMERANDO AO LADO DO AVIÃO. SOLDADOS DA AERONÁUTICA (FIG.). ORGANIZANDO UM CORDÃO DE ISOLAMENTO. CAM. DETALHA UM SOLDADO (FIG.) COLOCANDO A BANDEIRA NACIONAL A MEIO PAU. SARAH, AMPARADA POR MÁRCIA E MARIA ESTELA. ELAS DESCEM AS ESCADAS, SEGUIDAS POR RODRIGO E BÊ BARBARÁ. CORTA. OFF DE LACERDA QUE VAZA PARA A CENA SEGUINTE.
CARLOS LACERDA — (EM OFF) A lição que Juscelino deixa é a de que é possível desenvolvimento com liberdade, não é preciso concordar para conviver. Mas até para discordar é preciso conviver. Urge restabelecer entre os brasileiros a confiança e o ânimo, abalados por tantos equívocos. Nada é mais fácil dirigir do que um povo desconfiado. Ninguém se engana mais do que os que se consideram infalíveis.
CENA 62. AEROPORTO. ACESSO DE AUTOMÓVEIS. EXT. DIA.
CENTENAS DE PESSOAS (FIG.) RODEANDO UMA FILA FORMADA POR UMA KOMBI PRETA (SERVIÇO FUNERÁRIO DAS PIONEIRAS SOCIAIS) E POR DEZENAS DE TÁXIS, COM PANOS PRETOS AMARRADOS NAS ANTENAS ATRÁS. EM CORTES DESCONTÍNUOS VEMOS O CAIXÃO DENTRO DA KOMBI, SARAH E AS FILHAS EM UM CARRO, O CORTEJO SAINDO, E, AO LONGO DO CAMINHO, O CORTEJO AUMENTANDO CADA VEZ MAIS: VÁRIOS CARROS SE JUNTANDO E PESSOAS CORRENDO AO LADO. CAM. DETALHA A EMOÇÃO DO POVO. CORTA.
CENA 63. BRASÍLIA. CATEDRAL. EXTERIOR. NOITE.
CENTENAS DE PESSOAS (FIG.), GUIOMAR, SEU ZÉ, CEARÁ, ALZIRA, E JUDITE, DO LADO DE FORA DA CATEDRAL. SOLDADOS (FIG.) TENTANDO MONTAR UM CORDÃO DE ISOLAMENTO. VERA BRANT CHEGANDO, VÊ GUIOMAR BRIGANDO COM UM POLICIAL (SEVERINO). INTERFERE.
VERA BRANT — O senhor tá querendo isolar o quê? Tem alguma coisa aqui para ser isolada?
SEVERINO AMEAÇA EMPURRAR GUIOMAR, CEARÁ SE PÕE NA FRENTE.
CEARÁ — Se for prender, vai ter que prender todo mundo.
SEVERINO, INTIMIDADO PELA MULTIDÃO, DESISTE. CAM. DETALHA: 1. O ALGUNS JOVENS MOTOQUEIROS (FIG.) SEGURANDO UMA FAIXA COM OS DIZERES: “AO QUERIDO PRESIDENTE JUSCELINO, NOSSA ETERNA GRATIDÃO.” 2. POPULARES COM BANDEIRAS DO BRASIL. A MULTIDÃO COMEÇA A CANTAR “PEIXE-VIVO”. ALGUNS POPULARES CANTAM: “COMO PODE UM POVO LIVRE VIVER SEM DEMOCRACIA”. (ESTÁ NO CORREIO BRASILIENSE). CHEGA A KOMBI COM O CAIXÃO. SOLDADOS (FIG.) RETIRAM O CAIXÃO DA KOMBI PARA LEVAR PARA O INTERIOR DA CATEDRAL. ALGUNS POPULARES (FIG.) RETIRAM O CAIXÃO DAS MÃOS DOS SOLDADOS, ENTRE ELES SEU ZÉ. CHICOTE PARA FIALHO DE CHARUTO OLHANDO COM DESDÉM. CORTA.
CENA 64. BRASÍLIA. CATEDRAL. INTERIOR. NOITE.
NOS BANCOS: SARAH, MÁRCIA, MARIA ESTELA, RODRIGO, AFFONSO HELIODORO, JULIO SOARES, IDALINA, VERA BRANT, CARLOS MURILO, DEA, ADOLPHO BLOCH, DR. ALOISIO SALLES, CIRLENE, RENATO ARCHER, OLAVO DRUMMOND, GERALDO CARNEIRO, ILDEU E NEUSA. EM OUTRO BANCO, MAIS AFASTADO, ANA ROSEMBERG, SALOMÉ, SILVINHA, RAUL, ANTENOR, VILSINHO E SEBASTIÃO. DORA AMAR JUNTO DE VILSINHO E SEBASTIÃO COM DUAS OU TRÊS DE SUAS PUPILAS ACOMPANHANTES, ESPALHADOS: CÉSAR PRATES, OSCAR NIEMEYER, LÚCIO COSTA. FIG. DE AMIGOS E POLÍTICOS. O CAIXÃO, COBERTO PELA BANDEIRA DO BRASIL, NO MEIO DO TAPETE PRINCIPAL, FORRADO DE FLORES. EM CORTES DESCONTÍNUOS, COROAS DE FLORES NÃO PARAM DE CHEGAR. CHEGA O CACIQUE MARIO JURUNA COM ALGUNS ÍNDIOS. O CACIQUE CUMPRIMENTA A FAMÍLIA. FOTÓGRAFOS, ENTRE ELES SÉRGIO SÁ. ELE VÊ ANA. OS DOIS SE PRECIPITAM UM NOS BRAÇOS DO OUTRO RECONCILIADOS. DOM JOSÉ NEWTON (FIG.) ENTRA E COMEÇA A REZAR A MISSA DE CORPO PRESENTE. TODOS FICAM DE PÉ. MUITA EMOÇÃO. EM CORTES DESCONTÍNUOS, CAM. DETALHA A TRISTEZA E A EMOÇÃO DOS PRESENTES. CHORO DESCONSOLADO DE SARAH. SOBRE ESSAS IMAGENS, O “AGNUS DEI” (RÉQUIEM EM D MENOR, DE MOZART, CORAL DOS MENINOS DE VIENA). A MÚSICA FUNDE COM O GRITO DO POVO, FORA DA CATEDRAL: “JUSCELINO! JUSCELINO!”. A MUSICA VAZA PARA:
CENA 65. IGREJA DO RIO (QUALQUER UMA). EXTERIOR. DIA.
MARISA DEITADA EM CRUZ NO CHÃO DE UMA IGREJA. E, SOBRE ELA, ENTRA OFF DE JK:
JUSCELINO K. — (OFF) Gozos da alma, estou partindo agora, mas não te deixo só, porque te levo em mim: vou te levar comigo até meu fim. Faz nossa fé no mútuo amor provar que se alguém vai ter que se mover são nossos corpos, não o nosso ser.
CORTA.
CENA 66. CATEDRAL DE BRASÍLIA. EXTERIOR. DIA.
FINAL DA MISSA. D. JOSÉ NEWTON (FIG.) DANDO A BÊNÇÃO. OS SOLDADOS PEGAM O CAIXÃO, COBERTO COM A BANDEIRA NACIONAL. CAM. EM SARAH, FALANDO AO MICROFONE.
SARAH — A melhor forma de agradecer ao povo é permitir que ele leve o meu marido até o cemitério.
ALGUMAS PESSOAS TOMAM O LUGAR DOS SOLDADOS E SAEM COM O CAIXÃO DA CATEDRAL, ACOMPANHADOS PELOS PRESENTES. CORTA.
CENA 67. BRASÍLIA. CATEDRAL. EXTERIOR. DIA.
(ENTARDECER) O CAIXÃO SAINDO CARREGADO PELO POVO. ALGUNS BOMBEIROS (FIG.) CHEGAM PARA PEGAR O CAIXÃO E COLOCAR EM CIMA DO CAMINHÃO. O POVO NÃO DEIXA.
CEARÁ — (BERRANDO) O povo leva! O povo leva!
EM CORTES DESCONTÍNUOS VEMOS A MULTIDÃO SUBINDO, CONDUZINDO O CAIXÃO PELO MEIO DO GRAMADO DA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS, ACOMPANHADA DE PERTO POR POLICIAIS, SOLDADOS E BOMBEIROS. CORTA PARA A PLATAFORMA RODOVIÁRIA, COM O CAIXÃO SENDO COLOCADO NO CAMINHÃO DE BOMBEIROS, QUE SEGUE COM A SIRENE LIGADA E UMA BANDEIRA DE MINAS TREMULANDO, ACOMPANHADO PELA MULTIDÃO, A PÉ. NAS JANELAS, LENÇOS BRANCOS SÃO AGITADOS. CAM. DETALHA, DURANTE TODA A CENA, A EMOÇÃO DAS PESSOAS, AS FAIXAS DIZENDO “VIVA JUSCELINO”. CAM EM ABIGAIL QUE, NÃO SE CONTENDO, DEIXA ESCORRER UMA LÁGRIMA DISCRETA. DETALHAR LEONARDO NUMA ESPLANADA, EMOCIONADO, ACOMPANHANDO O ENTERRO. SILVINHA QUE ESTÁ COM SALOMÉ E RAUL ATRÁS PERCEBE QUE É ELE E VAI COLOCAR-SE A SEU LADO. ELE OLHA PARA ELA, OS DOIS CAMINHAM JUNTOS DE MÃOS DADAS. CORTA.
CENA 68. BRASÍLIA. CEMITÉRIO DA SAUDADE. EXT. NOITE.
O CEMITÉRIO TOMADO PELA POPULAÇÃO (FIG.), AMIGOS (FIG.) E POLÍTICOS (FIG) E ADOLPHO BLOCH, CHORANDO, CÉSAR PRATES. MAIS ATRÁS SARAH, AMPARADA POR MÁRCIA E MARIA ESTELA. RODRIGO, BÊ BARBARÁ, CEL. AFFONSO, CIRLENE, GERALDO CARNEIRO, VERA BRANT, CARLOS MURILO, DÉA, ILDEU, NEUSA, JULIO SOARES, IDALINA, BEATRIZ. TAMBÉM ESTÃO SALOMÉ COM RAUL. MAIS DISTANTES, SILVINHA E LEONARDO, ANA ROSENBERG COM SÉRGIO, ALZIRA, ANTENOR E JUDITE (JUNTOS), VILSINHO E SEBASTIÃO. LILIAN VÊ ALZIRA E VAI PARA ELA. AS DUAS SE ABRAÇAM EMOCIONADAS. O POVO (INCLUINDO SEU ZÉ, CEARÁ E GUIOMAR) VAI ABRINDO PASSAGEM.
SARAH — Por favor, deixem a gente passar.
SEU ZÉ — Vamo deixar Dona Sarah passar! Vamo respeitar a mulher do maior home do Brasil!!!
O POVO ATENDE AO PEDIDO. ALGUNS GRITAM “VIVA JUSCELINO!”, OUTROS “VIVA A DEMOCRACIA!”. GUIOMAR PUXA O CÔRO DE “PEIXE-VIVO”, CANTADO POR TODOS OS PRESENTES. EM CORTES DE CONTINUIDADE, VEMOS O CORPO CHEGANDO À SEPULTURA E BAIXANDO. CAM. DETALHA A BANDEIRA NACIONAL DOBRADA, QUE SARAH SEGURA E ABRAÇA JUNTO AO PEITO. ENTRA A LEGENDA: EM 1980 O PRESIDENTE JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO BAIXOU UM DECRETO REVOGANDO TODAS AS PUNIÇÕES IMPOSTAS A JK PELOS GOVERNOS ANTERIORES, COMPLETANDO A ABSOLVIÇÃO FORMAL POR CRIMES NÃO COMETIDOS. A 12 DE SETEMBRO DE 1981, DIA DO ANIVERSÁRIO DE JUSCELINO, DONA SARAH INAUGUROU O MEMORIAL JK, PROJETADO POR OSCAR NIEMEYER, CONSTRUÍDO PELOS AMIGOS E ADMIRADORES DE JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA. FECHA COM A ESTÁTUA DE JK NO MEMORIAL LIGANDO COM O LOGO DA MINISSÉRIE.

FIM

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cena aberta: Maria Adelaide Amaral

Pedimos à Maria Adelaide Amaral que nos enviasse uma das cenas que ela mais gostou de ter escrito, entre todos os trabalhos que já fez para a televisão. A autora selecionou uma sequência das cenas finais da minissérie JK, que escreveu ao lado de Alcides Nogueira. "Além de ter proporcionado a mim e ao Alcides muito prazer, dá uma ideia do quanto cinematográfica uma obra de teledramaturgia pode ser", disse Adelaide.




CENA 43.     FAZENDINHA. SALA. Interior. Dia.
ABRE EM JK SENTADO, VENDO TELEVISÃO. ASSISTE, INTERESSADO, À NOVELA “ANJO MAU”. NISSO, ELE OUVE UM BARULHO. VOLTA-SE E VÊ O PAI PISCANDO PARA ELE, DO CAIXÃO (CAP. 01/CENA 10), VOLTA-SE PARA OUTRO LADO E VÊ O AVÔ AUGUSTO ELIAS SORRINDO PARA ELE (CAP. 01/CENA 52 – O AVÔ DANDO UM LIVRO PARA ELE), DEPOIS ENTRA UM INSERT DELE COM NANÁ (CAP. 24/CENA 8 - OS DOIS DANÇANDO NO BAILE DO ITAMARATY) E UM INSERT DE DONA JULIA MORRENDO (CAP. 47/CENA 49). JK COMEÇA A CHORAR, COMOVIDO. CORTA.

CENA 44.      APTO. DE VERA BRANT. SALA. Interior. Dia.
VERA BRANT LÊ, EM UMA POLTRONA. TELEFONE TOCA. ELA ATENDE.
VERA BRANT — (FONE) Alô... Eu... Doyle?  
DOYLE             — (OFF) Vera, é verdade que o Juscelino morreu?  
VERA BRANT — (FONE) Que loucura é essa, Doyle?  
DOYLE             — (OFF) Estão dizendo que ele morreu... 

VERA BRANT — (FONE) Mentira! Ele está na fazenda... Foi pra lá ontem, com o Carlos Murilo, a Déa, o Ildeu, a Neusa e o César.  Eu também ia, mas um dos meus moleques ficou doente... Doyle, por favor, não divulgue essa notícia. Se souber de alguma coisa, eu ligo. (DESLIGA)
CORTA DESCONTÍNUO PARA VERA DE NOVO AO TELEFONE.
VERA BRANT — (FONE) Castelinho, o Doyle acabou de me ligar perguntando a mesma coisa... Não é verdade... Como? Foi a Sarah quem te telefonou? Ela recebeu uma chamada do Jornal do Brasil? Eu vou ver o que aconteceu! (DESLIGA)  
CORTA RENTE.

CENA 45.      FAZENDINHA. SALA. Interior. Dia.
ABRE EM JK RODEADO DE JORNALISTAS. VERA BRANT, CARLOS MURILO, DÉA, ILDEU, NEUSA, CÉSAR PRATES ALI. TODO MUNDO JÁ COM CHAMPANHE. JK PROPONDO UM BRINDE.
JUSCELINO K.    — A ocasião merece um brinde!Afinal, acabei de ressuscitar!
TODOS BRINDAM. E RIEM. CORTA.
CENA 46.     apto. de jk e sarah. sala. Interior. Dia.
SARAH, MÁRCIA, MARIA ESTELA, CORONEL AFFONSO, CIRLENE. ABRE EM CIRLENE DANDO UM COPO DE ÁGUA COM AÇÚCAR PARA SARAH.
MÁRCIA          — Foi só um boato, mamãe, não fique assim! (BEIJA SARAH)
MARIA ESTELA   — Papai está vivo, mamãe! Aproveite e façam as pazes!
CIRLENE         — É isso mesmo!  
MÁRCIA          — Eu tenho que ir pro Teatro...
CORONEL AFFONSO          Podem ir tranqüilas... Eu fico com a sua mãe!  
CORTA EM CONTINUIDADE PARA SARAH E O CEL. AFFONSO.
SARAH             — Ontem escrevi um carta tão irada para ele!... Ainda bem que a Cirlene não pôs no correio!...(CHORA) Eu sou louca por esse homem, eu sou muito apaixonada por ele, coronel Affonso!
ELE SEGURA A MÃO DELA, SOLIDÁRIO, E CORTA.
CENA 47.     APTO. DE MARISA. SALA. Interior. Dia.
MARISA E SALOMÉ. ABRE EM SALOMÉ.
SALOMÉ          — Ele está vivo, Marisa. Já desmentiram o boato!...
MARISA           — Mas eu tenho medo. Ele vem sendo seguido... A vida dele corre perigo, Salomé!
SALOMÉ            A nossa também! O que estamos vivendo é uma noite sem fim, Marisa...uma noite eterna...
CORTA.
CENA 48.     fazendinha. sala. Interior. Noite.
JK SÓ COM VERA, DÉA, C. MURILO. JK, MELANCÓLICO.
DÉA                  — Quer um uísque, presidente?
JUSCELINO K.    — Não,  obrigado... a bebida não está me descendo bem...
CARLOS MURILO   — Como foi que surgiu esse boato? Parece que de repente todos os jornalistas do Brasil foram avisados que você tinha morrido!   
VERA BRANT — Isso foi balão de ensaio pra eles verem se haveria comoção no país, caso matassem o Juscelino!  
JUSCELINO K.    — Querem saber de uma coisa? Hoje, seria muito mais útil ao meu país morto do que vivo!
CARLOS MURILO    Vamos falar de coisas alegres, presidente: o que é que o senhor está pensando fazer na sua  festa de aniversário?  
JUSCELINO K.    — (SOMBRIO) Pela primeira vez na vida não tenho a menor idéia do que irei fazer no meu aniversário!
CONGELA NO ROSTO DE JK E CORTA RENTE PARA A FOTO DO ACIDENTE COM A LEGENDA: DUAS SEMANAS DEPOIS, NO DIA 22 DE AGOSTO DE 1976, JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA FALECIA NUM ACIDENTE DE AUTOMÓVEL NA VIA DUTRA. NELE MORREU TAMBÉM GERALDO RIBEIRO, SEU LEAL MOTORISTA. CORTA RENTE.
CENA 49.      SAGUÃO DO PRÉDIO DA MANCHETE. ambiente. Ext. NOITE.  
ABRE NOS DOIS CAIXÕES (O DE JK E O DE GERALDO RIBEIRO) COLOCADOS LADO A LADO. COROAS DE FLORES, VELAS ETC (COMO NAS FOTOS). HÁ POUCA GENTE AINDA. DE LUTO FECHADO, SARAH ESTÁ PRATICAMENTE SEDADA. COM ELA, MARIA ESTELA, RODRIGO E O DR. ALUÍSIO SALLES. MÁRCIA CHEGA. ABRAÇOS E CHORO CONVULSIVO DAS FILHAS E DA MÃE. ESTÃO TAMBÉM OS FAMILIARES DO MOTORISTA NEGRO GERALDO RIBEIRO (A MULHER ELZA, AS FILHAS LOURDES E ELZA E O IRMÃO DESTAS, MAIS VELHO QUE ELAS, TARCÍZIO – TUDO FIG.). ALGUNS AMIGOS E PARENTES CONSOLANDO SARAH, AS FILHAS E RODRIGO. SOBRAL PINTO VAI PARA SARAH.
SOBRAL PINTO  — Que país é este em que um homem do porte de JK morre sem ter o direito de servir ao seu povo?
SARAH CHORA. CAM MOSTRA A EMOÇÃO DAS PESSOAS QUE CHEGAM, BEIJAM O CAIXÃO ETC... LUCIO COSTA E NIEMEYER SE APROXIMAM DA FAMÍLIA. COMOÇÃO. CORTA P/ GERALDO CARNEIRO COM C. H. CONY.
GERALDO CARNEIRO       Cony, até parece que todos os noticiários estão censurados... A televisão não está mostrando o fato como devia.  (T) Como está Bloch?  
CONY              — Ainda em estado de choque!....
CORTA.
CENA 50.     escritório de adolpho BLOCH. Int. Noite.
BLOCH POR ALI, MUITO TRISTE. ALGUMAS PESSOAS, ENTRE ELAS RENATO ARCHER, CONVERSAM EM VOZ BAIXA. AMBIENTE DE EMOÇÃO. MURILO MELO FILHO ABRE A PORTA E ENTRA CARLOS LACERDA. SILÊNCIO. ELE VAI PARA BLOCH.
CARLOS LACERDA            — (EMBARGADO) O Juscelino morreu... e uma parte de nós foi com ele... A nossa geração, Bloch... 
CAI NOS BRAÇOS DE BLOCH, E AMBOS CHORAM MUITO. ENTRA OFF DE CARLOS LACERDA QUE ATRAVESSA AS PRÓXIMAS DUAS CENAS.
CARLOS LACERDA            — (OFF) O acidente em que morreu o presidente Juscelino repõe a verdade perante a nação. Recorda, brutalmente, que no Brasil, Juscelino foi a prova que a democracia tanto quanto necessária, é possível! Seus erros não foram maiores do que os que são praticados pelos que renegaram seus compromissos com a democracia. Seus acertos, sim, foram muito maiores. Ele foi grande na generosidade. Soube perdoar, soube esquecer... Combatê-lo foi difícil, precisamente porque em vez de se vingar ele procurava compreender. Sua cordialidade era tão brasileira que faz desejar não tenha morrido com ele essa característica, entre todas a melhor, do povo donde saiu o filho de d. Julia.
CENA 51.      FRENTE DO PRÉDIO DA MANCHETE. ambiente. Exterior. Dia.
ABRE COM A CAM MOSTRANDO UMA FAIXA, COMO SE ALGUÉM TIVESSE PINTADO UM LENÇOL NUM PRÉDIO PRÓXIMO: O SOL VEIO TE DAR ADEUS. IMAGENS DE FILMES E FOTOS CLIPADAS COM IMAGENS DE NOSSOS PERSONAGENS, MOSTRANDO A MULTIDÃO ENTRANDO NO HALL DO PRÉDIO. MUITOS SOLDADOS FISCALIZANDO. CORTA RENTE PARA:


A continuação vem no próximo post no final da semana...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Uma pequena grande homenagem


Ternura, carinho, reverência, afeto, respeito, saudade. São estes alguns dos sentimentos que transbordaram nos quatro capítulos da microssérie “Dercy de Verdade”. A missão de Maria Adelaide Amaral, autora da microssérie e da biografia “Dercy de cabo a rabo”, foi explorar os mais variados vértices da personalidade de Dercy Gonçalves: a debochada, a malandrinha, a sofredora, a mãe, a batalhadora, a injustiçada, a mulher, a vencedora... Este desafio ao qual a autora se impôs deixa a seguinte impressão: Dercy merecia há anos uma releitura que a fizesse justiça.

Muitas foram as felicidades desta produção, a começar pela importância da homenageada. Dercy Gonçalves tem uma trajetória única nas artes do Brasil, nunca percorrida nem seguida por nenhuma outra artista. Talvez porque não tivessem coragem para tal ou porque não houvesse talento comparável ao de Dercy... Em seus 101 anos de vida, atuou em todas as correntes e modalidades para uma atriz/comediante. Começou em teatros mambembes, cantou em shows na Praça Tiradentes, atuou no cinema, foi estrela dos famosíssimos espetáculos de Walter Pinto, adaptou com irreverência e escracho alguns clássicos do teatro. Na televisão, soube se mostrar versátil, completa: atriz, comediante, apresentadora. Em leitura rasa, a personalidade Dercy Gonçalves estava diretamente ligada ao uso de palavrões. Contudo, são poucos os que conseguiram perceber que Dercy Gonçalves sabia chegar ao telespectador e comunicar-se com ele como ninguém.

A escalação das “Dercys” também é merecedora de tributos os mais laureados. Para Heloísa Périssé (a Dercy adulta), sobram elogios por sua composição da personagem. O maior exemplo são as cenas dramáticas. Heloísa Périssé é conhecidíssima por seu trabalho como comediante, detalhe este que não escapou à microssérie. Porém, foram nas cenas tensas, tristes e dramáticas que Périssé esbanjou competência ao definir nuances para seu tom de voz, seus olhares, seu gestual. Fafy Siqueira não ficou por menos e também surpreendeu em sua Dercy já idosa. O ineditismo surgiu porque Fafy, grande imitadora, já havia apresentado uma imitação de Dercy Gonçalves. Nada mais natural do que esperar dela um repeteco. Todavia, Fafy fugiu da imitação e ofereceu ao público momentos excelentes de uma personagem com estofo, matéria, conteúdo.

Os homens na vida de Dercy (Fernando Eiras, Cássio Gabus Mendes, Tuca Andrada, Ricardo Tozzi e Armando Babaioff) deram total suporte para o trabalho das protagonistas, o que possibilitou o brilho de todos. Destaco aqui o trabalho de Tuca Andrada (sempre excelente), de Cássio Gabus Mendes (terno e atencioso) e de Fernando Eiras. Apesar de ter participado apenas do primeiro capítulo, Fernando Eiras teve uma aparição espetacular e exata como Pascoal, o primeiro marido de Dercy. Para finalizar o elenco, a microssérie foi um excelente momento para Walter Breda (Manoel, o pai de Dercy), Rosi Campos (Bita, a irmã) e Drica Moraes (Clô Prado), apesar de sua rápida passagem pela trama.

Obviamente, alguns tropeços impediram um resultado final ainda mais satisfatório. O primeiro deles está na sonoplastia. Para tentar transmitir a ideia de brejeirice da protagonista, repetiu-se um sem número de vezes as mesmas músicas que (supõe-se) remetem aos anos 1920. O problema é que estas trilhas foram executadas mesmo quando Dercy já estava na década de 1960 ou 1970. O destaque para esta falha fica por conta da insistente repetição da versão instrumental do tema de abertura da novela “Chocolate com Pimenta”.

Outro fator problemático foi a curta duração da trama (ou a falta de recorte para a história). Como a produção foi baseada na biografia de Dercy, muita coisa acaba aparecendo na tela, mas fica sem grandes explicações. Foi um festival de personagem entrando e saindo, tramas que poderiam render muito e que, apressadas, não contaram nada. “Dalva e Herivelto”, por exemplo, não exibiu toda a vida dos dois cantores, mas abordou apenas um episódio em comum: a polêmica separação do casal. Faltou esta restrição para que o texto fosse mais coeso, mais forte.

Um grande exemplo disso é a cena em que Manoel (Walter Breda) espanca Dercy (Heloísa Périssé) por ela ter chegado tarde em casa. Enquanto apanha, Dercy canta uma música que só faz aumentar a fúria do pai. Não conseguimos ouvir nem a música direito, imersa em tantos gritos. Entretanto, basta procurar na biografia que está lá, na página 22, tudo bem explicadinho: a melodia em questão falava sobre uma criança órfã – e Dercy conviveu pouquíssimo com a mãe. Um detalhe importantíssimo para a história de Dercy que, exibido como foi, perdeu muito de sua relevância.

Mesmo assim, as falhas foram menores que os acertos. E estes agigantaram uma produção de pequena duração. A admiração de Maria Adelaide Amaral e Jorge Fernando pela homenageada estava ali, em cada cena, em cada frase dita, em cada take exibido. O saldo final foi altamente positivo, mas poderia ter durado mais capítulos. Para matar esta vontade que uma produção tão carinhosa nos deixou, só nos resta correr para ler a biografia...

(por Jordão Amaral)