quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Uma boa novela

De todas as telenovelas inéditas que estão no ar atualmente, sem dúvida nenhuma a melhor delas é “Lado a Lado”.


Surpreendentemente, os autores João Ximenes Braga e Claudia Lage conseguem contar uma história que mistura ficção com fatos reais sem cair no didatismo e sem se tornarem panfletários. A novela trata do período pós-escravidão, início das favelas no Rio de Janeiro, preconceito contra negros e contra mulheres livres e independentes, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata... E tudo conduzido por uma trama contundente.

Há quem diga que a novela é lenta, que as tramas demoram a desenrolar. Embora não concorde com a colocação, mesmo que isso fosse verdade, tal lentidão acaba sendo ofuscada por capítulos visivelmente planejados e enganchados, diálogos muito bem construídos e escritos, além, claro, de uma direção precisa.

Com um elenco afiado e afinado, a novela ainda traz presenças não muito constantes nas novelas, como é o caso de Maria Padilha, Patrícia Pillar, Alessandra Negrini e Beatriz Segall (em participação especial que, inclusive, já se encerrou há algum tempo). É sempre muito prazeroso ver o talento de Camila Pitanga e Marjorie Estiano encabeçando e abrilhantando uma novela.

Não podemos deixar de citar Lázaro Ramos e Thiago Fragoso, os outros dois protagonistas. Com este quarteto, a novela conta a história destes dois casais, unidos pela amizade de Isabel (Camila Pitanga) e Laura (Marjorie Estiano), e que vivem situações muito parecidas ao longo da vida, só que de maneiras diferentes por conta de suas respectivas condições sociais e cor de pele.

Por fim, não podemos deixar de elogiar toda a equipe envolvida na novela, produtores, diretor de fotografia, figurinistas, cenógrafos etc. É uma produção caprichadíssima que enche os olhos do público que a assiste.

Diante, então, de tantos argumentos positivos, por que a novela apresenta baixa audiência? Muitos são os fatores, inclusive o horário de verão e o trânsito cada vez mais caótico. No entanto, é sempre importante termos em mente que alta ou baixa audiência não é sinônimo de um produto bom ou ruim. Apenas para citar alguns exemplos, “Fina Estampa” era péssima e teve uma boa audiência; “Força de um desejo” era ótima e teve baixa audiência, assim como a diver-tida “Desejo Proibido”.

O que acredito, em relação à “Lado a Lado”, é que ela tem uma trama forte, que traz situações e um clima um tanto quanto pesados para o horário das seis, onde o público cada vez mais gosta de histórias “água com açúcar”. E outra coisa que depôs contra a novela foi sua campanha de lançamento, convenhamos, com peças horrorosas onde os protagonistas apareciam muito feios.

Porém, nada tira seu mérito de ser uma inteligente e boa novela!

(por André Torres)

Um comentário:

  1. Lado a Lado comete erro grosseiro em relação ao divórcio . Fala , mais uma vez, em escravidão. Insiste em núcleos sem graças . Mas é defendida por estórias de amor e grandes atuações. Numa linda participação de Patrícia Pilar e Camila Pitanga. E daí se o público quer ver amor e doçura ? Bom gosto.

    ResponderExcluir