segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Vamp" é ruim

Há alguns meses sendo reprisada pelo Canal Viva, a novela “Vamp” está podendo mostrar o quão frágil é, apesar do relativo sucesso que fez quando exibida pela Globo em 1991, o que faz dela muito mais uma novela cult do que uma boa produção.

Comecemos analisando a trama principal, a dos vampiros e a cantora Natasha (Cláudia Ohana). A novela já está quase na metade da exibição e a trama referente aos vampiros não decola. Muito pelo contrário, o autor foge dela como os vampiros da cruz. Quando ela dá brecha de que, finalmente, será desenvolvida, é inventada alguma outra situação que a tira do foco. Não tem ritmo. Um mesmo personagem terá, ao longo da trama, mais de dois ou três caminhos distintos (e não concomitantes ou consequentes). Abandonam-se os conflitos com uma facilidade esquizofrênica, o que causa uma falha na estrutura da novela. Talvez, por isso, não se surpreenda se você perceber que, sem uma explicação razoável, a história dos vampiros pegará embalo (e abruptamente chegará ao clímax) nos últimos 20 capítulos da novela. Enquanto isso não acontece, dá-lhe desencontros tediosos entre os personagens.

Já a cantora Natasha, numa época em que os videoclipes estavam na moda, era uma personagem interessante, mas muito mal-aproveitada. Estrela do rock, conhecida internacionalmente, chegou em Armação dos Anjos como uma mulher esquisita (exótica até, assim como o estereótipo dos ”mitos” da música) e cheia de vontades. Ao longo dos capítulos, essa esquisitice foi esquecida pelos outros personagens e suas vontades foram substituídas por uma chata fragilidade. Ou seja, a personagem perdeu o que tinha de bom e que poderia lhe render situações bastante interessantes e inusitadas. A motivação do personagem – ser uma estrela do rock – é atingida logo no primeiro capítulo e, depois disso, não é criado nenhum outro objetivo de fato consistente, o que torna a sua passagem pela trama bastante pálida. Sem contar aquela paixão repentina e que não convenceu pelo Capitão Jonas (Reginaldo Faria). Num belo dia, ela acordou, decidiu que essa paixão por Jonas era uma loucura e se envolveu com o filho do Capitão, Lipe (Fábio Assunção). Se nem Freud explicaria a psicologia da vampira-cantora, quem dirá Antonio Calmon.

Além disso, outro lenga-lenga que perdura praticamente a novela inteira é que toda mulher que chega na cidade se apaixona pelo Capitão, causando ciúmes em Carmem Maura (Joana Fomm). Primeiro, a cunhada dele, Mary (Patrícia Travassos); depois, foi a vez de Natasha; em seguida, Soninha (Bia Seidl); e, por último, a caçadora de vampiros, Alice Penn-Taylor (Vera Holtz). As tramas se repetem o tempo inteiro e as histórias e conflitos do casal ficam presos a esse único obstáculo. A família do Capitão Jonas e Carmem Maura foi uma boa ideia do autor, mas seria mais adequada a um seriado, por exemplo. Como novela (e a necessidade de histórias para capítulos diários), revela uma crônica e constrangedora ausência de fôlego.

Enfim, pode-se perceber nesta novela que falta progressão dramática, os ganchos não são bem trabalhados, diálogos pobres e frágeis, situações bobas e erros horríveis de cronologia na formação dos capítulos. A história de “Vamp” é muito interessante, mas a novela poderia ter sido maravilhosa se tivesse sido bem construída e as ideias melhor aproveitadas.

Destaque para os personagens de Carmem Maura (Joana Fomm), Padre Garotão (Nuno Leal Maia), Mary Matoso (Patrícia Travassos), Matoso (Otávio Augusto), Simão (Evandro Mesquita) e Vlad (Ney Latorraca). Todos bem construídos e muito bem interpretados pelos respectivos atores, apesar de vagarem muitos capítulos na imensa falta de assunto da trama.

Por fim, “Vamp” nos faz questionar por onde andam bons atores que nunca mais foram chamados para novelas, como é o caso de Inês Galvão, Carol Machado, Daniela Camargo (entrevistada pelo blog recentemente), Rodrigo Penna, Henrique Farias e Juliana Martins. Também não podemos deixar de dizer que ainda bem que Amora Mautner virou diretora, pois como atriz era péssima.

18 comentários:

  1. Bem, vamos por partes...rs! O sucesso de "Vamp" na época não foi relativo. Ao contrário, foi um sucesso absoluto, de grande repercussão. Na época, só se falava da novela que, ao meu ver, ganhou o público pelo inusitado, já que o "terrir" e o humor besteirol vindo de "Armação Ilimitada" era algo praticamente inédito em telenovelas. Concordo com você com relação à fragilidade do texto, de tramas que demoram a acontecer e de alguns personagens mal construídos. Mas depois que o Vlad retorna e dá início à guerra, a novela engrena de vez e fica divertidíssima. Pra mim, o grande mérito de "Vamp" é justamente essa despretensão, esse aspecto "terrir". A novela não se levava a sério e ria de si mesma, receita que Tiago Santiago, um dos colaboradores, esqueceu quando resolveu dar uma pretensa seriadade à sua trilogia "Os mutantes" que, acredito eu, se o humor fosse voluntário, seria genial. Sem contar o aspecto nostálgico que "Vamp" desperta pra quem viu na época. Sim, é uma novela cheia de falhas, mas acredito que a reprise está valendo muito a pena.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a crítica em todos os aspectos. É lamentável uma idéia tão interessante ter sido desperdiçada ao destacar rame-rames amorosos sem consistência alguma... A estrutura é fraca mesmo.

    ResponderExcluir
  3. "Já a cantora Natasha, numa época em que os videoclipes surgiam.."
    Como assim? Os videoclips existem desde os anos 70. Atingiram o ápice nos anos 80.Vamp é de 1991!
    Como foi dito lá em cima, a novela foi um estouro. Relativo sucesso fez Deus nos Acuda...e digo isso sendo muito bonzinho

    ResponderExcluir
  4. Sandro, ele não disse que os clips "surgiam", mas que estavam em moda. E é verdade, porque a MTV Brasil havia sido lançada no ano anterior. A novela foi um estouro entre as crianças e os adolescentes, mas o público tradicional das novelas não gostava muito dela, principalmente por conta do excesso de referências satânicas nos diálogos. Sejamos realistas. Afetivamente falando, pelo momento que ela representou, eu gosto muito de "Vamp", mas hoje, com senso crítico, avalio a novela como emblemática, somente. Mas está longe de ser uma ótima novela. Faltou um Walter Negrão ali pra guiar o novelão, como aconteceu com "Top Model", essa sim uma novela das sete com N maiúsculo.

    ResponderExcluir
  5. O sucesso de Vamp não foi relativo mesmo, é a novela de maior sucesso da Globo até onde me lembro, virou uma febre na época, mais não discordo da crítica, de fato a novela se perde, principalmente a personagem Natasha,os conflitos iniciais dela são completamente deixados de lado e ela passa a novela toda como uma faz nada que só chora por não ter homem,o que eu sei é que a ideia do Calmon no começo era colocar a Natasha em um triangulo entre Jonas,Carmem e ela,e lí em algum lugar que a Claudia Ohana disse que a Natasha era uma oportunista e que ela não gosta de se ver na novela pq se acha muito boba,se não é boato,a personagem não deveria ter sido vista jamais como uma mocinha tola e chorona como passou a ser vista na trama,muito menos como mocinha boazinha,como vejo que alguns fãs da novela ainda inocentemente a enchergam, acho que faltou por parte de Claudia Ohana ter deixado claro em sua interpretação a verdade sobre sua personagem,ao longo da novela a Natasha se mostra um ser dúbio,ela vacila o tempo todo entre o que diz e o que faz,e vacila em deixar claras suas intenções como personagem,a relação dela com o Lipe,que até onde sei deveria ser apenas um motivo pra jogar pai e filho um contra o outro,tomou caminhos ridículos no momento em que o Antônio Calmon deveria ter acabado a relação quando ele virou Vampiro e não fez,o Lipe se torna um completo idiota que ama a Lena mais atende todos os desejos da Natasha pq acha que está condenado e não poder voltar pra casa e pros braços da sua mocinha, sendo que a história de amor dele com sua verdadeira mocinha,lindamente interpretada pela também linda Daniela Camargo,que conseguiu passar na medida certa a doçura e a ingenuidade da menina,foi deixada de lado praticamente a maior parte do tempo, assim como os conflitos iniciais entre Lipe e Matosão,interpretado também com perfeição pelo jovem Flavio Silvino que encarnou um Bad Boy com maestria,porém, também foi super mal aproveitado no enrredo,nem se quer seu conflito envolvendo Lipe,Lena e ele foi resolvido na novela,e o que deveria ser um vilão violento virou um personagem burrão e pateta, o Lipe virou um tipo de cachorro de estimação da Natasha, tão idiota que em uma cena da novela o próprio Flavio Silvino o chama de " vampirinho da Natasha" tirando sarro da condição do personagem de capacho,o Lipe parece mais um boneco sem vontade própria o resto da trama,e a Natasha vira uma estrelinha afetada que age como adolescente mimada, na época a junção dele com a Natasha foi completamente criticada,dado que o personagem do Fabio Assunção era um mocinho típico e o romance dele com a Lena já tinha caido nas graças do público,eu me lembro do diálogo que ouve entre minhas colegas e eu quando saiu a notícia que iam juntar o Lipe com a Natasha,e foi exatamente esse:

    Colega: Que ridículo, vão juntar Lipe e Natasha!

    Eu e as outras meninas que tavam comigo ficamos todas com cara de surpresa,e uma falou: Como assim? Que nada a ver!

    Foi assim que o público recebeu a junção dos personagens,

    ResponderExcluir
  6. ,que foi nítidamente colocada como tapa buraco pq o casal formado por Carmem Maura e Jonas teve tanta aceitação que os escritores,erroneamente ao meu ver, resolveram não criar conflitos entre eles e Natasha,tendo então que colocar milhares de outras personagens pra fazer a função que deveria ser da própria Natasha,pra que essa não fosse vista como a vilã que separou o casal feliz pelo público infantil que se apaixonou pela novela,ao meu ver uma condição completamente criada com o intuito da TV Globo de vender CDs da Claudia Ohana e ganhar com isso,dado que se fosse vista como vilã as pessoas rejeitariam comprar CDs com musicas dela,no seguir da história,o personagem do Fabio Assunção acabou tomando o protagonismo da personagem da Claudia Ohana no momento em que o Jonas,que era de fato o mocinho da história, passou a lutar contra o Vlad pra salvar o filho e não supostamente a mulher com quem ele tinha uma história no passado e deveria ter se envolvido,e a salvação da Natasha é deixada de lado assim como todo o resto sobre ela fora do circulo vicioso dela chorar por perder o Lipe pra Lena e implorar pelo amor dele,claro,pq é muito normal uma mulher rica,famosa,com o mundo aos pés dela ficar correndo atrás do amor de um moleque que nunca tomava uma decisão,pq na cabeça de alguma besta que fez a novela isso tem chance de acontecer,enfim,a personagem,que começa sofrendo um drama por ter se tornado Vampira ( mesmo tendo aceitado as condições do Vlad,o que é controverso),durante a novela em todas as suas ações parece estar muito a vontade com sua condição,inclusive vendo como algo positivo a personagem da Scarlet ser mordida por seu amigo Gerald,algo que vai completamente contra alguém que veria sua condição como um castigo,e passa a nem se quer lembrar que veio pra Armação buscar sua salvação,a personagem da Natasha apenas dorme a novela toda e chora com o violão na mão toda vez que não tem um ,com o perdão da palavra, pinto por perto pra poder dar umazinha.

    No fim a coisa mais sem sentido, Natasha fica grávida,e os fãs da novela ainda criticam Crespúsculo,mais a falta de lógica científica de um Vampiro,um ser morto,poder gerar uma criança com um corpo morto ninguém critica,então Natasha tem um filho do garotinho do Lipe e no fim o garotinho ainda leva em conta deixar a mulher que ama por causa de uma criança, como se a Natasha não fosse rica e não tivesse condição de criar uma criança sozinha,e como se algum homem já na década de 90 fosse obrigado a ficar com uma mulher por causa de um filho,coisa completamente sem lógica pra uma novela dita moderna, então a personagem da Natasha,que passa a trama toda correndo atrás do molequinho do Lipe como uma criancinha mimada,resolve ter uma atitude "madura" e entrega o filho pra ele e a Lena criarem ,isso depois de infernizar a relação deles a novela toda, e vai embora Viver La Vida Loca,a novela ainda se fecha com uma cena digna dos piores filmes de terror Estadunidenses,com ela virando Vampira num show e Vlad dizendo que vai voltar.

    O que quero dizer é que, Vamp foi um sucesso sim,mais não graças ao texto pobre e sem sentindo e nem a fraca personagem principal que foi a Natasha sobre a interpretação de Claudia Ohana,a novela foi um sucesso graças a 3 fatores, Vlad e a interpretação perfeita e impagável do Ney, família Matoso e seus 4 integrantes formados por atores maravilhosos,Pousada do Jonas,com a quimica perfeita entre o casal Carmem Maura e Jonas Rocha e seus 12 filhos que cairam nas graças do Brasil, a garotada da novela é que criava as maiores confusões e fazia realmente a novela se movimentar,esses foram os fatores que fizeram da novela um sucesso,o resto podia ser tirado que não faria falta.

    ResponderExcluir
  7. que babaquinha essa pessoa que fez a crítica kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk deve ser algum ator que ta fora da midia hoje em dia vsf ve se cresce a novela fez e ainda faz mt sucesso se liga babaca.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo o que o Vitor disse. Vamp fez sucesso absoluto, marcou época e geração e; apesar de algumas falhas, é uma das novelas mais lembradas e querida do público. Ou o crítico vai dizer que Vamp deveria ter sido medíocre como o foi Beijo do Vampiro?

    ResponderExcluir
  9. Adoro ver como as pessoas que nem sabem o que é teledramaturgia se sentem prontos para opinar sobre o assunto.....quanta merda junta num texto de quem não entende NADA sobre televisão e telenovela. Vá estudar antes de dizer....

    ResponderExcluir
  10. Olha,eu amo Vamp e é verdade que a novela foi um sucesso, Vamp e Carrossel faziam em 1991 a alegria da criançada, e nisso ele exagerou,mais tenho que admitir que nem tudo que ele falou é mentira, a novela realmente tinha buracos na construção da história,erros de continuidade tremendos e a personagem principal era um pé-no-saco,a Claudia Ohana fez uma das protaginistas mais chatas e sem sentido que já ví na vida,só sendo muito pirralho mesmo pra não se entediar com a personagem digna das piores novelas Mexicanas que ela fez,a personagem se tornou tão ridícula que no final nem o Calmon sabia o que fazer com ela e literalmente descartou ela da história.

    A verdade é que,o Fabio Assunção iniciante tomou o protagonismo da história da Claudia Ohana,a história passou a girar em torno do pai ( Jonas) tentando salvar o filho ( Lipe) do Vampirismo,enquanto que o par romãntico que o Fabio fazia com a linda Daniela Camargo,também iniciante na época,mais que se saiu perfeita em sua personagem e acabou virando a verdadeira mocinha romãntica da novela,cairam no gosto do público como casal e a Natasha,que já tinha sido descartada pelo carisma do casal Carmem e Jonas,e depois tinha perdido o posto de personagem a ser salvo pro Lipe, foi mais uma vez descartada pelo carisma do casal jovem da época, Lipe e Lena,ficando sem função na história.

    Essa é a verdade e não adianta pelo fato de serem fãs quererem fingir que tudo foi perfeito.

    Os escritores erraram quando tentaram transformar Natasha em mocinha pra forçar um par romãntico pra ela ( que jamais se encaixou como mocinha romãntica) e criaram uma personagem chata,mala e ridícula,e a Claudia Ohana não segurou o protagonista da novela, Vamp só se salvou graças a atuação de atores como o Ney,a Patrícia Travassos, o Paulo Gracindo e outros grandes nomes que passaram pela novela,além do talento dos jovens e crianças escolhidos pra novela que foram um grande acerto, se fosse pela personagem da Natasha e pela atuação fraca da Claudia Ohana como a personagem, Vamp teria afundado mais rápido que o Titanic.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela crítica,sou fã de Vamp e ela não me agrediu nem um pouco, não me ofendo por alguém simplesmente dizer a verdade,a unica coisa que discordo é que a novela não foi sucesso,ela foi,manteve um sucesso médio até o começo da guerra,mais depois que a guerra começou ela cresceu e virou febre,porém concordo com todo o resto,a novela se perde mesmo,tem momentos que fica completamente sem lógica,e a Natasha é uma protagonista de quinta,pra mim é o pior trabalho da Ohana como atriz,e não que eu ache a Ohana grande atriz,considero ela uma atriz média, mais naquela época ela era péssima demais, não conseguia passar a verdade da personagem dela, transformou a Natasha numa personagem completamente confusa,e o texto do Calmon não ajudou,a junção da personagem da Natasha com o Lipe foi completamente ridícula, estragou os 2 personagens,transformou uma Vampira poderosa numa chorona e um heroi jovem num retardado,juntar os dois foi um erro,o Calmon devia ter insistido na ideia de colocar a Natasha e o Vlad entre o Carmem e o Jonas,seria mais lógico e a novela não se perderia,o Lipe já tinha uma trama antes de colocarem ele de "tapa buraco" pra criar uma historinha de amor pra Natasha que estragou a personagem,ele já estava se batendo com o Matosão e a família Matoso,o conflito deles prometia render várias cenas emocionantes na novela,não tinha pq mecher nisso,pra mim o medo do Calmon de por a Natasha no meio de Carmem e Jonas foi um tiro no pé,criou as piores coisas da novela.

    ResponderExcluir
  12. Isso que dá colocar atriz de pornochanchada pra fazer protagonista, jamais achei a Ohana boa atriz,ela é bem canastrona, só tá na profição por ser filha, mulher e irmã de gente do meio artistico,se não fosse não estaria,e ela mente que só ela,adora fazer de conta que o primeiro trabalho dela na TV foi Vamp pra desculpar a péssima atuação dela na personagem que ela fez na novela, mais é bem mentira,ela já tinha feito vários trabalhos na TV e em outras mídias antes de Vamp,ela não deu conta da protagonista por ser ruim mesmo,mais nada,tem que agradecer a figurinista da novela por ter transformado ela numa gostosona na novela sem ela ter nem corpo pra ser uma, pois ela só apareceu por causa do figurino e da maquiagem pesada que colocaram nela,senão nem isso,pois fisicamente ela não é nada demais,é até bem feinha, tem cara de puta pobre.

    Sinto muito pros fãs da Ohana se os ofendo,mais eu não tenho a memória curta como eles,eu sei bem quem é a Ohana,de onde ela veio e o que ela fazia antes da novela,ela não é nada demais,tinha atrizes melhores pra fazer a Natasha e ela só entrou por causa do pistolão que ela tinha com o Jorge Fernando,deu no que deu,ela cagou a novela, não fosse o Ney e outros bons atores que tinham alí ela tinha levado a novela por água abaixo.

    ResponderExcluir
  13. Claudia Ohana se ferrou em Vamp,ela adora mentir sobre isso, se fazer de estrela da novela,dizer que não podia nem sair na rua,puta mentira dela,quem tinha idade pra lembrar do que aconteceu na época sabe que a estrela de Vamp foi o Ney Latorraca,suas cenas são lembradas até hoje como um marco na história da televisão,depois dele quem mandava na novela eram a Patrícia Travassos e o Otávio Algusto,em terceiro o elenco jovem,no ano que Vamp foi ao ar eles ganharam todos os prêmios,a Claudia Ohana flopou completamente nessa novela pra quase todo mundo,primeiro perdeu o posto de protagonista pro Fábio Assunção que virou o centro da história quando a luta do Jonas,o heroi da história, passou a ser pra salvar o filho e não pela relação com seu amor da vida anterior,jogando a personagem da Claudia Ohana pra escanteio,ainda perdeu as duas tentativas de par romãnticos que tentaram dar a ela, nem convenceu com o Jonas e nem com o Lipe,nitidamente o Fábio Assunção e o Reginaldo Faria ficavam mais a vontade e tinham mais quimica com a Joana Fomm e a Daniela Camargo,a Joana e a Daniela deram um flop na Claudia Ohana tão grande que no fim o Calmon não sabia mais o que fazer com ela,a Claudia Ohana ainda tentou fazer uma carreira como cantora na época que também flopou completamente,e ela saiu detonando a novela,disse que passou a novela toda deitada, que odeia se ver na novela pois se acha péssima ( o que é verdade ), só que ela mente que esse foi o primeiro papel dela na TV,o que é uma puta mentira,ela já tinha feito vários outros antes,e teve que explicar depois em revistas que a Natasha é uma oportunista pois ela não conseguiu passar a verdade da personagem pro público e depois teve que ficar se explicando,até hoje tem fã que acredita que ela era uma coitadinha.

    ResponderExcluir
  14. Necesito comprarla...es la mejor de todos los tiempos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Não precisa comprar assista o dailymotion. Tem todos os capítulos.

      Excluir
  15. Boa tarde! Concordo com os comentários. Pensei que só eu percebi isto. Mesmo assim gostei, pois dei boas risadas. Mas a novela como muitas em todas as emissoras se arrastam muito em busca da audiência e termina perdendo a essência. Os destaques para os personagens realmente foram os: Carmem Maura (Joana Fomm), Padre Garotão (Nuno Leal Maia), Mary Matoso (Patrícia Travassos), Matoso (Otávio Augusto), Simão (Evandro Mesquita) e Vlad (Ney Latorraca). Fazendo minhas as palavras escritas no blog.

    ResponderExcluir
  16. Amo vamp era criança na época nunca me esqueci da novela , estou assistindo de novo sou apaixonada pela Natasha e me lembro que todas as meninas na época brincavam de ser a Natasha, pra mim marcou muito e achei a Cláudia perfeita como Natasha , em fim vamp e maravilhosa....

    ResponderExcluir