domingo, 29 de maio de 2011

Justiça seja feita

Em artigos anteriores, falamos de todas as novelas que estão no ar atualmente e daquelas que já acabaram. No entanto, faz-se necessário complementar algumas informações sobre “Cordel Encantado”, agora com quase dois meses no ar, e sobre “Insensato Coração”, entrando quase na sua reta final.

Quando falei sobre “Cordel Encantado” e o trio de protagonistas, disse que Cauã Reymond estava apenas correto no papel de Jesuíno e que tinha tudo para ser engolido por Bruno Gagliasso, como Timóteo. Bruno, depois de uma atuação esquisita em “Passione”, está transformando a cada capítulo Timóteo num vilão odiável. Já Cauã, a cada dia que passa, mostra mais força como o filho do rei do cangaço e um herói adorável. Justiça seja feita. Ele não será engolido pela atuação de Bruno, eles estão no mesmo nível e trazem uma força incrível em cena. Parabéns aos dois!

Outros dois atores que não foram citados no primeiro artigo, ainda sobre “Cordel Encantado”, são Nathalia Dill e Matheus Nachtergaele. Nathalia, mais uma vez, mostra a que veio. Em sua terceira novela das seis como protagonista, ela demonstra uma grande versatilidade. Já foi a Santinha de “Paraíso”, a Viviane de “Escrito nas Estrelas” e agora é a persistente e justa Doralice que se transforma em Fubá para ficar ao lado de seu amado, Jesuíno. Nathalia é daquelas atrizes que a televisão só encontra de tempos em tempos e não está preocupada em se aparecer, mas em trabalhar. Nathalia é ótima e esperemos que, ao final de “Cordel Encantado”, a Globo lhe dê uma chance numa novela das oito.

Já Matheus Nachtergaele merece todos os elogios em qualquer trabalho que faz. Sua participação no início da novela era muito pequena, pois a história do Profeta Miguezim não havia começado a ser desenvolvida. Nas últimas semanas, temos sido brindados com cenas lindíssimas em torno do Profeta, entre elas a cena em que o personagem impede Timóteo de invadir a casa do prefeito para raptar Açucena ou quando o Profeta impede Timóteo de invadir sua casa para levar a irmã, Antonia. Assim como Nathalia, é mais um dos poucos atores da televisão que não estão preocupados em se aparecer, mas em realizar um belíssimo trabalho.

Sobre “Insensato Coração”, tenho que confessar que a novela melhorou do que era. Agora que diminuiu as inúteis participações especiais e as passagens de tempo, parece que a história finalmente pôde decolar. Até então ela estava presa na necessidade de elipses de tempo por conta das prisões dos protagonistas. Hoje li uma matéria falando sobre as tais participações especiais, justificadas para dar agilidade à trama. E continuo achando que não trouxe dinamismo algum, pois todas as participações não levavam a história principal para frente. Elas estavam ligadas a tramas secundárias que, convenhamos, são meio chatinhas.

Agora que Norma (Glória Pires) saiu da cadeia e todo o núcleo de Florianópolis se juntou ao restante dos personagens no Rio de Janeiro, parece que a novela deu uma encorpada e, finalmente, poderá contar a sua história. Norma nunca será uma vilã, mesmo cometendo uma série de armações e até assassinatos. Norma até o final será uma justiceira. Juntar Marina (Paola Oliveira) e Léo (Gabriel Braga Nunes) será bom para sacudir um pouco o casal principal. Raul (Antonio Fagundes) e Carol (Camila Pitanga) juntos em cena também é bom de ver.

Por fim, não posso deixar de comentar que a atuação de Eriberto Leão melhorou sensivelmente, após um começo desastroso. Ele parece estar mais à vontade em cena. E não havia citado Deborah Evelyn no outro artigo, mas cito agora. Como Eunice, mais uma vez ela mostra seu talento. Ok, ela já fez diversos papéis do mesmo tipo, mas toda vez que os faz, arrasa igualmente. Eunice é insuportável e tem cenas ótimas.

“Insensato Coração” está longe de ser uma boa novela, mas ainda tem tempo para se encerrar causando boa impressão.

Um comentário:

  1. Gostei desses comentários a respeito dos atores que fazem "CORDEL ENCANTADO" e "INSENSATO CORAÇÃO". Faço minhas as palavras do blogueiro.

    ResponderExcluir